Parece filmes São esculturas


  1. Acredita que essas esculturas realistas são feitas com madeira?


Nós bem poderíamos dizer que o americano Tom Eckert  é um ilusionista em vez de escultor. O talentoso artista consegue, de alguma forma quase inacreditável, transformar madeira em reais objetos que parecem reais.


É quase impossível acreditar que Tom Eckert utiliza técnicas tradicionais para esculpir suas obras de arte incríveis, mas isso é o que torna a coisa toda tão especial.


 - “Desde a infância eu fui curioso em procurar diversão com impressões equivocadas da realidade apresentada como parte das minhas experiências visuais”, diz Tom. - “Uma das minhas primeiras lembranças, em uma viagem de carro, foi minha percepção do asfalto molhado, da estrada escorregadia que avançava para debaixo do carro, que acabou por ser uma ilusão, uma miragem. A revelação de que eu estava enganado, visualmente e intelectualmente enganado, ficou comigo”.


Esse erro visual é agora a base da direção criativa de Tom:

- “O tecido esculpido em madeira tem muito diferentes qualidades estruturais do que o tecido real. Quando essa idéia é aplicada a minhas composições -livro flutuante, placas flutuantes, rocha flutuando- um senso do impossível acontece. Para mim é como magia”.


 Tom Eckert esculpe suas obras geralmente com tília (muito usada para fazer guitarras) porque é bem leve e fácil de esculpir, fazendo uso de sua experiência de formação em pintura e desenho para dar a cada um de seus trabalhos uma forma incrivelmente realista


Tecido solto é um tema recorrente na coleção de Tom, e ele admite como uma criança que acaba de ganhar um sorvete, que sempre foi fascinado pelas estátuas envoltas com um pano roxo


Tom acha que as formas cobertas são muitas vezes mais sugestivas, dão uma sensação de mistério sobre o que há por debaixo do pano. Então, decidiu incorporar esse efeito em suas obras, sem realmente usar um tecido real, mas criando o com madeira pintada e laminada.


Vendo as verdadeiras ilusões de madeira de Tom Eckert me lembrei de Dan Webb, que usa o veio da madeira para criar suas obras. Também há de ver o jovem ucraniano Vyacheslav Voronovich, que não podendo se dar ao luxo de comprar uma moto real decidiu criar miniaturas detalhadas. 


E por fim, falar em arte na madeira sem citar o O fascinante mundo de madeira do italiano Livio De Marchi, seria uma tremenda sacanagem.














Fonte: mdig


via Blogger http://bit.ly/16TVIw8

http://comeutempo.blogspot.com/2018/10/acredita-que-essas-esculturas-realistas.html?spref=tw 

Comentários

Postagens mais visitadas